Um movimento coletivo, cuja gênese remonta aos marcantes acontecimentos do início da década de 2020, toma conta do Brasil e inaugura um novo momento político e cultural. O país segue marcado pela desigualdade social que o castiga há séculos; a diferença, agora, é a centelha de esperança que recai sobre o governo dos Defensores do Brasil, grupo que chega ao poder prometendo finalmente atender aos anseios daqueles que verdadeiramente aspiram ao bem da nação.
Neste cenário, no qual tudo o que se lê, ouve e vê é sistematicamente contestado, e a política é forçosamente polarizada entre defensores e inimigos, quatro personagens – um militante, um traidor, uma servidora pública e uma jornalista – contam suas histórias, os quatro contos que constituem a obra. Seus relatos de lutas, dilemas e provações não só se entrelaçam entre si, revelando pouco a pouco um mesmo fio narrativo, mas também se mesclam à própria história deste novo país que se avizinha.
Como ensaio de um hipotético futuro, Contos de um novo Brasil explora temas como o senso de pertencimento, as disputas de verdades, o impacto das doutrinas nos relacionamentos e o que pode ser o fino limiar entre a realidade e a imaginação, entre a ficção e o documental. Como reflexão sobre o presente, a obra sugere que a distopia imaginada pode estar bem mais próxima do que pensamos.