Luísa e Vítor são dois jovens moradores de Brasília que amam a música. Por força do destino, eles se conhecem em uma loja de vinis, no centro da capital do país. Depois de uma trivia musical, por causa de uma disputa por um último vinil, Luísa e Vítor descobrem que têm muito mais em comum do que imaginavam e embarcam com a banda Um Ipê Roqueiro em uma história repleta de música, amizade e amor pela cidade onde vivem.
Em Um Ipê Roqueiro e Outros Contos do Quadradinho, você também vai conhecer um super-herói do Cerrado; um lobo-guará solitário que faz amizade com um senhorzinho simpático, um ipê e uma calopsita; um pirata punk viajante no tempo e que tem um papagaio falante como melhor amigo; crianças que encantam os adultos com sua doçura e sua inocência; dois imigrantes que sonham com um futuro feliz; uma jovem que aprende a se amar, entre outras histórias.
Apesar de Brasília não ter esquinas e ser uma cidade com uma trajetória singular, as 13 histórias aqui contadas poderiam muito bem se passar em qualquer outro canto do país, pois versam sobre questões como amor, amizade, relacionamentos entre humanos e animais, perdas, descobertas e sonhos, muitos sonhos.