Gabrielle Saback
Avaliado em 05 de September de 2024
Essa é uma das melhores obras que eu já li em toda a minha vida. E eu nem sei como começar a explicar o porquê eu tenho certeza disso.
Acho que eu preciso iniciar pelo mais marcante: a cidade. Ler um livro que se passa em Recife sempre vai dar um quentinho no meu coração, mas esse livro fez muito mais que isso. Eu conseguia visualizar perfeitamente cada detalhe: o tom e o sotaque de cada personagem, as gírias sendo ditas, o jeito de olhar, os costumes do dia-a-dia. Eu não sei se você que está lendo isso já teve a honra de ler um livro que se passa na sua cidade, ou pelo menos no seu estado, mas é tão gostoso se ver representada em uma obra, não só por conflitos dos personagens ou até pela aparência deles, mas também por convivência geográficas. É tão gostoso saber onde fica cada rua, cada estrada, cada linha de ônibus citada, o significado de cada gíria. Se antes eu tinha orgulho de ser recifense, agora eu tenho muito mais.
A escrita desse livro é excelente, não existe outra palavra para definir
tamanha maravilha. Esse livro não parece nem um pouco que tem 545 páginas, muito menos que é um calhamaço que pode dar um traumatismo coreano em alguém. Ele é tudo gostoso de ler, os capítulos passam tão rápido (me surpreendi de só ter 33, inclusive), é como nadar numa piscina calms no Veneza Water Park (poucos entenderão essa referência) ou em uma praia com 0 pessoas.
É claro que o fato de eu me identificar ou apenas me compadecer ajudaria: quando Felipe ia trabalhar, pegar um busão eterno, os seus conflitos com a multidão após um evento super traumático, sua atitude tentando se reerguer na vida. Além da própria Kássia, que eu me identifiquei e admirei demais: o jeito como ela vê o próprio corpo e lida com isso, ao mesmo tempo que administra um negócio inteiro, é porradeira demais e é uma pessoa tão agradável. As partes em que ela falava e pensava mal de si mesma me pegaram tanto. Foram tão poucas as cenas assim, mas cada uma delas me marcou muito. E quando ela deixou o