Alice é uma professora que foi criada num pensionato de freiras após a morte precoce de sua mãe, Aurora. Seu único parente vivo é o tio, Afonso, um padre beirando os 70 anos, morador de Montes, povoado distante e cercado de segredos, um deles é a história de uma criatura que vive nos arredores do local assombrando os habitantes.
Perto de completar 30 anos, Alice recebe o chamado da beata, Dona Mercedes, que cuida do padre, para ir ter com o tio, pois segundo informações contidas numa breve carta, o mesmo encontra-se à beira da morte. A professora, sem titubear, parte ao encontro do seu único laço familiar. A chegada da jovem irá causar um verdadeiro rebuliço, inclusive, dentro da família Montes – a mandachuva da região.
Alice vai se emaranhar em uma teia que envolve acontecimentos mórbidos do passado de sua mãe, que 30 anos atrás, chegou ao povoado na companhia do irmão, o padre, e que morreu misteriosamente no parto.
"O Segredo de Montes" é como uma daquelas histórias antigas que nos contavam. Tem uma aura nostálgica pairando em toda a narrativa, que também pode ser comparada aos grandes sucessos da teledramaturgia como: “Tieta”, “Roque Santeiro” e “A Indomada”.
É um livro que surpreende por suas peculiaridades e conquista por sua ousadia.