Todos os dias a civilização humana produz incalculáveis horas de conteúdos audiovisuais, que desde os anos 30 estão sendo, indiscriminadamente, emanados para o espaço por meio de ondas eletromagnéticas moduladas. De modo que, se houver alguma civilização extraterrestre inteligente num raio de até 100 anos-luz é perfeitamente plausível acreditar que essas entidades podem estar, neste exato momento, assistindo nossos filmes, documentários, programas jornalísticos e tudo mais que já foi, ou que está sendo produzido pelas incontáveis emissoras de rádio, televisão e plataformas de internet.
E se a recíproca for verdadeira? Se acontecesse justamente ao contrário? Se fôssemos nós (seres humanos) que captássemos uma longa transmissão televisiva de uma sociedade alienígena parecida, mas não igual a nossa, mostrando seu modo de vida, suas civilizações, povos, culturas e sociedades por meio de vídeos similares aos produzidos em nosso planeta, o que faríamos? Como nossos governantes reagiriam? O que isso implicaria na nossa cultura, no nosso modo de vida, nas nossas ações, no nosso jeito de ser ou de pensar?
Pedro e sua irmã, Selena, com a ajuda de um senhor idoso, conhecido pelo singelo pseudônimo de Professor, vão lhe contar detalhadamente esta intrigante história, que talvez mascare o que todos nós já sabemos. Não estamos sozinhos…