No continente de Meala, as Nove Nações sofrem com uma grave escassez de terra fértil após uma devastadora e contaminante guerra biológica, responsável por tornar o solo bem mais valioso que o ouro. Phoenix Fräe, uma bastarda de um rei, carrega em segredo sua verdadeira origem. Ela dedica suas noites batalhando em duelos clandestinos, preparando-se para sua futura vingança, enquanto sofre com vozes invasoras e sonhos vívidos de uma criatura ancestral que clama por ela. Na jornada para reivindicar seu direito de nascença, Phoenix perceberá que talvez seus raros poderes pesem mais que o sangue real em suas veias.
O herdeiro Khaan MacAdreon vive à sombra turva do legado de seu pai. Diante da pressão dos desafios que o aguardam, o príncipe abandona sua família e responsabilidades na corte, unindo-se a um grupo de foras da lei em um navio pirata. Em busca de um tesouro mitológico, enfrentará águas perigosas, onde seu verdadeiro destino o aguarda.
Vendida em nome de seu povo em sofrimento, Sherina Haliz troca seu espiritual e desértico país por um trono de ouro estrangeiro. Determinada a governar sua nova nação com compaixão e justiça, ela descobrirá as tribulações que uma rainha possui ao lado de um poderoso rei em um mundo patriarcal. Entre intrigas políticas, conflitos religiosos e descobertas mágicas, suas convicções, lealdades e forças ocultas serão testadas. Em A Terra Esmeralda, as decisões de uma rainha de ouro, um herdeiro de prata e uma bastarda de Esmeralda poderão forjar não apenas seus próprios legados, mas também o início do legado de toda Meala.