No século XIX, a Europa foi o palco de diversos acontecimentos sociais, políticos e econômicos que marcariam para sempre o mundo que conhecemos hoje. A maioria dos países europeus ainda era governada por monarquias, mas as demandas populares por representação política e direitos civis estavam crescendo, levando a movimentos em direção à democracia e reformas constitucionais, confrontando os regimes monárquicos e totalitários vigentes.
Neste cenário de transformação, esta história se passa no coração da Guerra Franco-Prussiana, onde a França de Napoleão III acaba sofrendo uma das maiores derrotas de toda sua história, culminando com o cerco de Paris, a rendição dos franceses e a assinatura do Tratado de Frankfurt, em 1871.
Honra, Amor e Paz retrata a vida e o drama de seus personagens, como Christofer, em torno da pequena cidade rural de Stenay, situada no nordeste da França. É aqui que personagens protagonizam o drama de estarem mergulhados em conflitos paradoxais sobre como amar livremente sem sentir culpa, como ter paz renunciando a própria honra, ou ainda como ser feliz sem ser capaz de perdoar. A própria condição limitante da existência humana revela, por muitas vezes, caminhos tortuosos onde somos vítimas das nossas próprias crenças e decisões. E é nesse momento, onde tudo parece perdido, que somente o verdadeiro amor será capaz de superar tudo e nos salvar.