Pandora, uma égua de beleza inigualável, foge para as montanhas ao chegar na fazenda Boqueirão - um pé de serra agreste e inóspito na pequena e bela cidade de Ipu. Desesperado, seu proprietário, o taciturno e cruel Coronel Küster, envia os melhores rastreadores disponíveis, mas todos que se aventuram nos domínios de Pandora falham em circunstâncias misteriosas e até trágicas. Surge então o mito da "maldição de Pandora".
Com uma narrativa intensa e dinâmica, o autor nos envolve em uma trama de suspense, aventura e mistério, discutindo temas como a escravidão moderna e o misticismo. Embarcamos em um passeio no tempo e no espaço, dos longínquos anos da ditadura até mesmo a fria e distante Nova Iorque moderna, do agreste nordestino até a densa floresta amazônica. A obra foge do maniqueísmo ao apresentar personagens humanamente realistas, com suas virtudes e defeitos, deixando, assim, a cargo do leitor a tarefa de julgá-los conforme sua própria experiência.
A história acontece no mesmo universo de "4 segundos", a primeira obra do autor; mais especificamente no passado. Assim, os leitores poderão descobrir mais sobre as origens e os segredos que permeiam o universo de "4 segundos", conectando os eventos de ambas as tramas em uma narrativa rica e envolvente.