Comer é uma lição que se aprende, assim como equilibrar suas contas. Já lhe ocorreu que ninguém nasceu sabendo o que comer, além de mamar? De onde veio esse conhecimento? Como nossos ancestrais conseguiam e escolhiam os alimentos para se manterem vivos? Como ensinaram esse processo aos seus filhos?
Escolher e fornecer alimentos não é somente uma questão de necessidade biológica, mas também envolve um mundo de conhecimentos de como obter, consumir e assegurar a vida. A alimentação é aprendida e influenciada pela organização de grupos de indivíduos (mãe, pai, família, amigos, trabalho e sociedade) impactando no seu estilo de vida, escolhas, consumo e ainda é parte fundamental da sobrevivência de nações.
Embora se use muito a frase “onde come um come dois”, sabemos que, na prática, não é tão simples. A alimentação é uma das despesas mais importantes para muitas famílias, e a chegada de um bebê traz grandes transformações na estrutura familiar, principalmente no âmbito financeiro. Ter e manter um bebê vai muito além da tarefa de mantê-lo seguro e alimentado, envolve garantir saúde, bem-estar e proporcionar um futuro, saber usar ferramentas que melhorem o acesso a estes bens é fundamental.
Este livro propões aos pais e à sociedade a compreender o alimento como ferramenta básica da vida humana, da saúde, do aprendizado e ter um olhar para futuro, escolhas, impacto de lutar por recursos e equilíbrio das finanças, a fim de proporcionar uma vida mais saudável e promissora seja para filho, família, sociedade e mundo.
Munidos desse conhecimento, os pais podem criar um ambiente no qual seus filhos possam prosperar na área física, emocional e financeira.